Juros Simples

JUROS  SIMPLES

 

Conceito:     é aquele pago unicamente sobre o capital inicial ou principal

 

J = C x i x n

 

 

 

 

Onde:

 

J        =  juros

C       = capital inicial

i          = taxa unitária de juros

n        = número de períodos que o capital ficou aplicado

 

Observações:

 

  • a taxa i e o número de períodos n devem referir-se à mesma unidade de tempo, isto é, se a taxa for anual, o tempo deverá ser expresso em anos; se for mensal, o tempo deverá ser expresso em meses, e assim  sucessivamente;

 

  • em todas as fórmulas matemáticas utiliza-se a taxa de juros na forma unitária (taxa percentual ou centesimal, dividida por 100)

 

 

Juro Comercial             para operações envolvendo valores elevados e períodos pequenos (1 dia ou alguns dias) pode haver diferença na escolha do tipo de juros a ser utilizado.  O juro Comercial considera o ano comercial com 360 dias e o mês comercial com 30 dias.

 

Juro Exato           no cálculo do juro exato, utiliza-se o ano civil, com 365 dias (ou 366 dias se o ano for bissexto) e os meses com o número real de dias.

 

 

  • sempre que nada for especificado, considera-se a taxa de juros sob o conceito comercial

 

 

Taxa Nominal    é a taxa usada na linguagem normal, expressa nos contratos ou informada nos exercícios;  a taxa nominal é uma taxa de juros simples e se refere a um determinado período de capitalização.

 

Taxa Proporcional       duas taxas são denominadas proporcionais quando existe entre elas a mesma relação verificada para os períodos de tempo a que se referem.