Fraude de antecipação de recursos (Advance fee fraud)

http://www.cert.br

 

 

  • A fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud, é aquela na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.

    Por meio do recebimento de mensagens eletrônicas ou do acesso a sites fraudulentos, a pessoa é envolvida em alguma situação ou história mirabolante, que justifique a necessidade de envio de informações pessoais ou a realização de algum pagamento adiantado, para a obtenção de um benefício futuro. Após fornecer os recursos solicitados a pessoa percebe que o tal benefício prometido não existe, constata que foi vítima de um golpe e que seus dados/dinheiro estão em posse de golpistas.

    O Golpe da Nigéria (Nigerian 4-1-9 Scam1) é um dos tipos de fraude de antecipação de recursos mais conhecidos e é aplicado, geralmente, da seguinte forma:

    1. Você recebe uma mensagem eletrônica em nome de alguém ou de alguma instituição dizendo-se ser da Nigéria, na qual é solicitado que você atue como intermediário em uma transferência internacional de fundos;
    2. o valor citado na mensagem é absurdamente alto e, caso você aceite intermediar a transação, recebe a promessa de futuramente ser recompensado com uma porcentagem deste valor;
    3. o motivo, descrito na mensagem, pelo qual você foi selecionado para participar da transação geralmente é a indicação de algum funcionário ou amigo que o apontou como sendo uma pessoa honesta, confiável e merecedora do tal benefício;
    4. a mensagem deixa claro que se trata de uma transferência ilegal e, por isto, solicita sigilo absoluto e urgência na resposta, caso contrário, a pessoa procurará por outro parceiro e você perderá a oportunidade;
    5. após responder a mensagem e aceitar a proposta, os golpistas solicitam que você pague antecipadamente uma quantia bem elevada (porém bem inferior ao total que lhe foi prometido) para arcar com custos, como advogados e taxas de transferência de fundos;
    6. após informar os dados e efetivar o pagamento solicitado, você é informado que necessita realizar novos pagamentos ou perde o contato com os golpistas;
    7. finalmente, você percebe que, além de perder todo o dinheiro investido, nunca verá a quantia prometida como recompensa e que seus dados podem estar sendo indevidamente usados.

    Apesar deste golpe ter ficado conhecido como sendo da Nigéria, já foram registrados diversos casos semelhantes, originados ou que mencionavam outros países, geralmente de regiões pobres ou que estejam passando por conflitos políticos, econômicos ou raciais.

    A fraude de antecipação de recursos possui diversas variações que, apesar de apresentarem diferentes discursos, assemelham-se pela forma como são aplicadas e pelos danos causados. Algumas destas variações são:

    Loteria internacional: você recebe um e-mail informando que foi sorteado em uma loteria internacional, mas que para receber o prêmio a que tem direito, precisa fornecer seus dados pessoais e informações sobre a sua conta bancária.
    Crédito fácil: você recebe um e-mail contendo uma oferta de empréstimo ou financiamento com taxas de juros muito inferiores às praticadas no mercado. Após o seu crédito ser supostamente aprovado você é informado que necessita efetuar um depósito bancário para o ressarcimento das despesas.
    Doação de animais: você deseja adquirir um animal de uma raça bastante cara e, ao pesquisar por possíveis vendedores, descobre que há sites oferecendo estes animais para doação. Após entrar em contato, é solicitado que você envie dinheiro para despesas de transporte.
    Oferta de emprego: você recebe uma mensagem em seu celular contendo uma proposta tentadora de emprego. Para efetivar a contratação, no entanto, é necessário que você informe detalhes de sua conta bancária.
    Noiva russa: alguém deixa um recado em sua rede social contendo insinuações sobre um possível relacionamento amoroso entre vocês. Esta pessoa mora em outro país, geralmente a Rússia, e após alguns contatos iniciais sugere que vocês se encontrem pessoalmente, mas, para que ela possa vir até o seu país, necessita ajuda financeira para as despesas de viagem.

    Prevenção:

    A melhor forma de se prevenir é identificar as mensagens contendo tentativas de golpes. Uma mensagem deste tipo, geralmente, possui características como:

    • oferece quantias astronômicas de dinheiro;
    • solicita sigilo nas transações;
    • solicita que você a responda rapidamente;
    • apresenta palavras como “urgente” e “confidencial” no campo de assunto;
    • apresenta erros gramaticais e de ortografia (muitas mensagens são escritas por meio do uso de programas tradutores e podem apresentar erros de tradução e de concordância).

    Além disto, adotar uma postura preventiva pode, muitas vezes, evitar que você seja vítima de golpes. Por isto, é muito importante que você:

    • questione-se por que justamente você, entre os inúmeros usuários da Internet, foi escolhido para receber o benefício proposto na mensagem e como chegaram até você;
    • desconfie de situações onde é necessário efetuar algum pagamento com a promessa de futuramente receber um valor maior (pense que, em muitos casos, as despesas poderiam ser descontadas do valor total).

    Aplicar a sabedoria popular de ditados como “Quando a esmola é demais, o santo desconfia” ou “Tudo que vem fácil, vai fácil”, também pode ajudá-lo nesses casos.

    Vale alertar que mensagens deste tipo nunca devem ser respondidas, pois isto pode servir para confirmar que o seu endereço de e-mail é válido. Esta informação pode ser usada, por exemplo, para incluí-lo em listas de spam ou de possíveis vítimas em outros tipos de golpes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s