Segurança em conexões Web

http://www.cert.br

 

 

Ao navegar na Internet, é muito provável que a grande maioria dos acessos que você realiza não envolva o tráfego de informações sigilosas, como quando você acessa sites de pesquisa ou de notícias. Esses acessos são geralmente realizados pelo protocolo HTTP, onde as informações trafegam em texto claro, ou seja, sem o uso de criptografia.

O protocolo HTTP, além de não oferecer criptografia, também não garante que os dados não possam ser interceptados, coletados, modificados ou retransmitidos e nem que você esteja se comunicando exatamente com o site desejado. Por estas características, ele não é indicado para transmissões que envolvem informações sigilosas, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, e deve ser substituído pelo HTTPS, que oferece conexões seguras.

O protocolo HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade, tanto do site de destino como a sua própria, caso você possua um. Também utiliza métodos criptográficos e outros protocolos, como o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security), para assegurar a confidencialidade e a integridade das informações.

Sempre que um acesso envolver a transmissão de informações sigilosas, é importante certificar-se do uso de conexões seguras. Para isso, você deve saber como identificar o tipo de conexão sendo realizada pelo seu navegador Web e ficar atento aos alertas apresentados durante a navegação, para que possa, se necessário, tomar decisões apropriadas. Dicas para ajudá-lo nestas tarefas são apresentadas nas Seções 10.1.1 e 10.1.2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s