O que é escala?

  • Na área de medidas, dizemos que escala é a razão constante entre qualquer grandeza física ou química que permite uma comparação. No caso de um desenho ou mapa, chamamos de escala cartográfica a relação matemática entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Estas dimensões devem ser sempre tomadas na mesma unidade. A forma de representação é a seguinte:

     

    Escala = medida no desenho : medida no objeto real

    ou

    Escala = medida no desenho / medida no objeto real

     

    Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real.

     

    Se quisermos indicar que cada centímetro de um mapa representa 1 metro na área real, utilizamos a escala 1:100 ou ainda 1/100. Repare que convertemos 1 metro para centímetros (100 centímetros), pois ambas as medidas precisam estar na mesma unidade.

     

    A indicação da escala geralmente consta no desenho ou mapa apresentado. Por exemplo:

     

    A escala também pode ser representada da forma gráfica, que é feita unidade por unidade, onde cada segmento mostra a relação entre a longitude da representação e da área real. Por exemplo, observe a seguinte escala gráfica.

     

    Essa representação está indicando que cada segmento da escala gráfica apresentada equivale a 400 quilômetros de área real.

     

    Quanto ao tamanho da representação, podemos usar a seguinte classificação:

    • Escala natural: representada numericamente como 1:1 ou 1/1. Ocorre quando o tamanho físico do objeto representado no plano coincide com a realidade. 
       
    • Escala reduzida: quando o tamanho real é maior do que a área representada. Costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. Exemplos: 1:2, 1:5, 1:10, 1:20, 1:50, 1:100, 1:500, 1:1000, 1:5000, 1:20000.
       
    • Escala ampliada: quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada área, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. Exemplos: 50:1, 100:1, 400:1, 1000:1.

     

     Como referenciar: “O que é escala?” em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2017 [consultado em 20/09/2017 às 21:52]. Disponível na Internet em: http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c117.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s